Brasília é a cidade iniciada que desponta majestosamente no Planalto Central do Brasil. Conheça a jornada que levou à criação dessa cidade única e descobra os marcos importantes que moldaram seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Neste artigo, explore os seguintes tópicos:
- A nova capital: como surgiu Brasília
- O Projeto de Brasília
- A construção de Brasília
- A arquitetura modernista de Brasília
- Desafios e conquistas
A nova capital: como surgiu Brasília
No ano de 1808, fugindo das invasões e ataques de Napoleão Bonaparte, D. João VI chega ao Brasil, juntamente com sua família, oportunidade em que foi levantada a possibilidade da construção de uma nova cidade no coração do país, longe da região costeira.
Assim, desde a época do Brasil Colônia, já havia a ideia de um novo território para a construção da principal cidade do país, que não visava somente a segurança, mas também oferecer uma capital mais adequada ao Brasil, já que consideravam o Rio de Janeiro uma cidade colonial muito simples. Entretanto, a ideia não prosperou.
Os planos para a construção de uma nova capital permaneceu esquecido por décadas. Somente no ano de 1823, durante o Brasil Império, a proposta foi novamente citada por José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como Patriarca da Independência, que sugeriu, pela primeira vez, o nome “Brasília”.
Mais uma vez a ideia permaneceu esquecida por longo período, sendo novamente mencionada, décadas depois, na Constituição da República Brasileira no ano de 1891, quando sua área foi incluída na legislação nacional.
Em 1892, uma equipe de profissionais como geólogos e botânicos, chefiados por Louis Ferdinand Cruls, que formavam a “Missão Cruls”, fez um levantamento sobre a topografia, bem como os recursos naturais e materiais presentes no Planalto Central, demarcando a área que ficou conhecida como o Quadrilátero Cruls, sendo possível observar pela primeira vez o “quadradinho”, que é como o mapa de Brasília é conhecido até hoje.
Muito embora a Missão Cruls tenha ocorrido no ano de 1892, a pedra fundamental do local foi somente colocado no ano de 1922, no centenário da independência. A pedra foi posta próximo a Planaltina, localidade onde atualmente se encontra Brasília.
No entanto, o projeto da criação da nova capital ficou novamente parado por mais algumas décadas, sendo retomado no ano de 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O Projeto de Brasília
Em meados do século XX, o Brasil enfrentava o desafio de descentralizar o poder político e promover o desenvolvimento do interior do país. A história de Brasília começa com a visão de Juscelino Kubitschek, o presidente que ousou construir uma nova capital no interior do Brasil, longe das margens do litoral, transformando um pedaço do cerrado em um centro de poder e progresso.
O objetivo era criar uma cidade que rompesse com os padrões urbanísticos tradicionais, com uma arquitetura arrojada e uma estrutura projetada minuciosamente. Assim nasceu o projeto de Brasília.
A escolha do local para a construção da nova capital foi estratégica. O Planalto Central, localizado no Distrito Federal, oferece vantagens geográficas e políticas. O projeto foi entregue ao urbanista Lúcio Costa, que desenvolveu um plano inovador: o formato de um avião, com o Eixo Monumental como a fuselagem, e as asas compostas por setores habitacionais e comerciais. Esse plano, conhecido como Plano Piloto, deu forma à cidade como a conhecemos hoje.
A construção de Brasília
A construção de Brasília foi um desafio colossal. Uma cidade inteira foi erguida em uma área praticamente desabitada, contando com a mão de obra milhares de trabalhadores. O plano de desenvolvimento abrangente incluiu a construção de estradas, viadutos, pontes e, é claro, os icônicos edifícios públicos.
As obras de construção de Brasília iniciaram em 1956 e, em um prazo recorde, a cidade foi oficialmente inaugurada em 21 de abril de 1960, tornando-se oficialmente a Capital Federal, um marco que ficou registrado na história do Brasil. A transferência do governo para a nova capital impulsionou o crescimento econômico e a centralização das atividades políticas no Planalto Central.
Sua construção representou uma mudança alcançada para o país, reforçando a ideia de modernidade e progresso. A cidade foi imediatamente reconhecida internacionalmente por sua arquitetura modernista e por seu urbanismo inovador.
Esse feito impressionante foi possível graças ao trabalho incessante de milhares de operários trabalhando dia e noite para erguer a nova capital, trabalhadores estes que dedicaram suas vidas para tornar o sonho de uma nova capital uma realidade.
A construção da cidade atraiu trabalhadores de diversas partes do país, gerando um grande movimento migratório. A chegada dessas pessoas, conhecidas como candangos, contribuiu para a formação de uma identidade multicultural em Brasília. Essa diversidade é perceptível até hoje, tanto na cultura como na culinária da cidade.
A arquitetura modernista de Brasília
Uma das características mais marcantes de Brasília é sua arquitetura modernista e única. A cidade foi projetada para abrigar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de todas as repartições públicas. Dentre as construções, encontram-se os emblemáticos edifícios governativos, como o Palácio do Planalto, sede da presidência, e o Congresso Nacional, com suas icônicas torres gêmeas.
Além das construções oficiais, Brasília foi iniciada com amplos espaços verdes, que proporcionaram qualidade de vida e lazer aos seus habitantes. O Parque da Cidade, o belo Lago Paranoá, bem como as áreas verdes e os parques, foram criados com o intuito de integrar a cidade com a natureza, criando um ambiente agradável.
A arquitetura singular de Brasília, caracterizada por linhas retas, curvas ousadas e estruturas de concreto, tornou-se um símbolo do movimento modernista brasileiro. Os projetos de Oscar Niemeyer, como o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana, são verdadeiras obras de arte que atraem admiradores do mundo inteiro.
Ao longo dos anos, Brasília cresceu e se transformou em um centro cosmopolita, com uma população diversificada e uma rica vida cultural. A cidade abriga importantes instituições culturais, como o Teatro Nacional Claudio Santoro e o Museu Nacional Honestino Guimarães, que preservam a memória e a arte do país e constituem exemplos da grandiosidade artística e religiosa presentes na cidade.
Diante de sua importância no cenário nacional, em 1987, Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em reconhecimento à sua arquitetura única e à sua importância histórica, sendo considerada um tesouro cultural que deve ser preservado para as futuras gerações.
Desafios e conquistas
A história de Brasília é marcada por desafios e conquistas. Se escorando na hipótese de trazer desenvolvimento econômico e progresso para o país, construção da cidade gerou severos impactos ambientais na região do Planalto Central.
A construção de Brasília, não foi somente modernidade e progresso. Como pontos negativos, além dos enormes impactos ambientais que sua construção gerou no cerrado, também houve o distanciamento do poder político nacional para o coração do Brasil, afastando o povo dos governantes e dificultando as manifestações populares diante das insatisfações com os rumos da política.
Importante destacar, que a construção de Brasília custou uma verdadeira fortuna aos cofres públicos. Foram bilhões gastos com sua construção, sendo que o valor correspondia a 10% do PIB do Brasil na época.
O dinheiro precisava sair de algum lugar. Para isso, o governo emitiu mais dinheiro, e mais dinheiro em circulação, gera inflação. Assim, nos anos que se seguiram, o país experimentou uma inflação em números elevados, uma das maiores até então.
Desta forma, a história de Brasília encontra suas fonte e está enraizada a um projeto político que se tornou realidade e suas imponentes construções voltadas ao exercício do poder político, se tornaram referência para a arquitetura.
Visitar Brasília é embarcar em uma viagem pela história e testemunhar a grandiosidade de um projeto urbanístico audacioso. Com seu legado arquitetônico, suas avenidas largas e arborizadas, e sua atmosfera cosmopolita, Brasília continua encantando seus visitantes que se deslumbram com as belezas da cidade.
👉Tenha mais conforto em sua busca por conhecimento:
- Fone de ouvido sem fio TWS Philips TAT1108BK/00 – bluetooth com microfone, formato em haste, IPX4, energia para 15 horas totais e na cor preto 👉 https://amzn.to/3zlLCfH
- Echo Pop | Smart speaker compacto com som envolvente e Alexa | Cor Preta👉https://amzn.to/4esfqHT
- Kindle 11ª Geração (modelo 2022) – Mais leve, com resolução de 300 ppi e o dobro de armazenamento – Cor Preta 👉 https://amzn.to/4cbj0nY
👉Continue a viajar pelo conhecimento
- Leia também: Vikings – Saiba Quem Foi Esse Povo Incrível
- Visite nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/@turismoeconhecimento